sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Lula encerra Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local

O ex-presidente Lula encerrou hoje (01) o Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, em Foz do Iguaçu. Muito esperado pelos mais de quatro mil participantes do encontro, Lula ressaltou a importância de programas como o Bolsa Família que retirou da pobreza milhões de brasileiros e possibilitou a geração de renda em todo o país. Outra consequência direta foi o fortalecimento dos territórios mais longínquos com o aumento do poder aquisitivo de seus moradores.

A carta de Foz do Iguaçu que sintetizou as principais diretrizes defendidas no Fórum foi lida pela Ministra da Administração Estatal de Moçambique Carmelita Namashulua e enfatizou a urgência de políticas que promovam o desenvolvimento local inclusivo no mundo. O documento ressaltou a necessidade de melhorar as condições de qualidade de vida, avançando no processo de descentralização e maior participação popular. “O fórum expressa o papel fundamental dos governos que integrem oportunidades econômicas, a geração do trabalho decente, desenvolvimento sustentável. É preciso que se promova a formação e a capacitação dos governos locais e regionais para a coordenação de estratégias de desenvolvimento local”, destacou Namashulua.

Durante o encerramento, o plenário aprovou Turim, na Itália, como a próxima sede do III Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local.