quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Fórum Mundial discute parques tecnológicos e cidades inteligentes

A economia criativa e as smartcities como fundamentos de uma “vida urbana inteligente” foram abordadas ontem (30), durante o II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, realizado em Foz do Iguaçu. O Parque de Tecnologia de Itaipu (PTI) foi o cenário para que especialistas da Espanha, Argentina, Portugal, entre outros, pudessem exemplificar um modelo que integre diferentes regiões com suas especificidades, gerando desenvolvimento econômico compartilhado, com produção tecnológica e inovação.

Para a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, que participa do Fórum, o PTI agrega eixos estruturantes como desenvolvimento de negócio, de território, educação, tecnologia e inovação. “Os parques tecnológicos não podem ser isolados, eles devem associar infraestrutura a políticas públicas que promovam o avanço de todos os territórios envolvidos”, argumentou, durante sua intervenção à palestra ministrada.

O PTI de Itaipu foi implantado em 2005 com o objetivo de promover a governança efetiva sobre os projetos desenvolvidos no parque que visam compreender e transformar a realidade da região trinacional do Iguassu (Argentina, Brasil e Paraguai). Um de seus principais projetos é o veículo elétrico, desenvolvido por Itaipu em parceria com diversas empresas automobilísticas. Para Cid Cordeiro, assessor econômico do gabinete da vice-prefeita, o parque é um grande núcleo de inteligência. “Ele apresenta soluções aplicáveis para todas as regiões envolvidas e funciona como um promotor de políticas inteligentes que geram melhores designs urbanos e arquiteturas”, afirmou.