sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mirian acompanha Gustavo Fruet em debate na Band TV


No primeiro debate do 2º turno da eleição 2012, promovido pela TV Bandeirantes na noite de quinta-feira (18), Gustavo Fruet comprovou mais um vez que é o candidato mais preparado para governar Curitiba. Mostrando serenidade, coerência e postura firme, o candidato da Coligação Curitiba Quer Mais apresentou as propostas mais concretas para a capital paranaense, confirmando que é a escolha certa e confiável para conduzir a mudança segura que a cidade necessita.
Fruet também rebateu com muita tranquilidade todos os ataques infundados que seu oponente tentou levantar no debate. Seguro e sereno, o futuro prefeito de Curitiba fez prevalecer a verdade em todas as questões, mostrando muito respeito por toda a população curitibana.
“O que vai qualificar alguém para a gestão de uma cidade é sua forte determinação. É ter noção do grande desafio que se apresenta neste momento. A cidade amadureceu para uma mudança e eu também amadureci, principalmente pelos enfrentamentos que tive na vida pública, na politica e no Congresso Nacional. Tenho com clareza todas ações que devem ser realizadas para fazer a mudança segura na cidade”, afirmou Fruet.
O candidato do PDT lembrou que fez alianças no 2º turno da eleição concentrando-se, principalmente, nos apoios das lideranças locais, nos vereadores eleitos e nos suplentes da Câmara Municipal de Curitiba. “Não fui atrás de caciques da política estadual. Esta é a velha política. A nova política é feita em cima de conceitos e princípios”, confirmou, lembrando que o debate para se conseguir o melhor de Curitiba deve ser local, a favor do futuro da cidade. “Por isso, tenho trabalhado em um plano de governo com diálogo aberto. Mas, em momento algum, estabeleci qualquer troca ou relação fisiológica, ou garantia de destinação de cargo público na prefeitura. Não assumi e não vou assumir nenhum compromisso para garantir que alguém venha me apoiar em troca de ocupar uma secretaria municipal”, continuou.
Fruet agradeceu o eleitor que confiou no projeto da Coligação Curitiba Quer Mais e o levou para o 2º turno da eleição em um momento de difícil, contra todas as pesquisas. Fez agradecimentos, também, a sua vice Mirian Gonçalves, à ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann, ao presidente do PDT do Paraná Osmar Dias e a Rosane Ferreira, presidente estadual do PV. “Foi uma campanha solidária, uma rede silenciosa que se formou a nosso favor em Curitiba. Peço, agora, que todos os eleitores, os que votaram e os que não votaram em nós no 1º turno, façam uma reflexão e sigam nosso projeto para Curitiba neste 2º turno”, disse.
O candidato do PDT reafirmou que pretende ser o prefeito da transformação de Curitiba, que vai recuperar a confiança da população nos serviços públicos no transporte, na saúde e na segurança, e que irá retomar o conceito de planejamento, inovação e vanguarda. “Vamos colocar a cidade novamente em um patamar que orgulha a todos nós curitibanos, nascidos ou não aqui. É com este orgulho e determinação que quero ser prefeito de Curitiba. Vamos ter um olhar para o futuro sem ressentimento, sem mágoas, pensando na construção de uma cidade cada vez melhor”, concluiu.
Propostas
Durante todo o debate, Gustavo Fruet destacou com clareza suas principais propostas de governo para Curitiba. Confira os principais momentos.
Educação – A gestão da Coligação Curitiba Quer Mais vai fazer o maior investimento da história da cidade na educação, aumentando de 26% para 30% a parte do orçamento municipal destinado à área. Este acréscimo de recursos representa R$ 100 milhões a mais por ano para a educação de Curitiba, o que vai permitir: um maior investimento na educação integral, com atividades de contraturno; criação de 15 mil vagas nas creches para crianças de 0 a 3 anos; construção de novas creches e recuperação das existentes; zeramento da fila nas escolas para crianças de 4 e 5 anos; revisão dos planos de cargos e salários de todos os profissionais da educação, com equivalência da carreira do educador ao do professor; hora-atividade de 33% aos professores e educadores; grande aumento da média de escolaridade formal do curitibano no período de dez anos.
“Reconhecemos o que já foi conquistado, mas está na hora da educação dar um grande salto em Curitiba. Este é um setor prioritário para nós, o legado que iremos deixar para a cidade daqui a 20, 30 anos, um projeto que irá transformar gerações de curitibanos”, afirmou Fruet
Saúde – A atenção básica será o foco da gestão de Gustavo Fruet em Curitiba. As equipes de atendimento domiciliar, saúde da família e de agentes comunitários serão dobradas. A cidade ganhará cinco novos centros de atendimento 24 horas e terá renovados os já existentes. O Hospital do Bairro Novo será transformado no Hospital da Mulher, será construído um hospital na região norte e o Hospital do Idoso será concluído.
“Vamos fazer um trabalho integrado de prevenção e diagnóstico para diminuir a pressão nas unidades de saúde e nos centros 24 horas, desafogando o sistema. O ministro Alexandre Padilha assumiu compromisso com a nossa gestão e irá enviar mais recursos paras a saúde em Curitiba, através dos projetos federais já existentes para a área”, garantiu o candidato do PDT.
Segurança – No governo da Coligação Curitiba Quer Mais, a segurança terá gestão integrada a partir do gabinete do prefeito, com participação de todas as secretarias. Serão contratados 1.500 guardas municipais, que ganharão academia e plano de cargos e salários mais atraente. A cidade terá mil câmera de monitoramento. centro de controle operacional e mais módulos policiais fixos e móveis.
“Em nossa gestão, a Guarda Municipal será a polícia cidadã, com treinamento em direitos humanos. Vamos ter uma forte ação na prevenção da violência e lutaremos a cada dia para não perdemos nossos jovens para o crime e as drogas, com ações integradas de educação, esporte, lazer, cultura e formação técnica, principalmente nos Portais do Futuro, que serão criados em todas as regionais da cidade”, confirmou Fruet.
Mobilidade Urbana – A gestão de Gustavo Fruet vai recuperar a credibilidade do transporte público na cidade, aumentando a capacidade do sistema através de ações como o aumento de ônibus e alimentadores nos horários de pico, a finalização do desalinhamento das estações nas canaletas no eixo norte-sul, a criação do sistema integrado de mobilidade, que vai permitir a sincronização dos sinais e maior velocidade dos ônibus nas canaletas. Será feito o investimento em novos modais como a bicicleta, com a criação de 300km de ciclorrotas na cidade.
“Solicitamos que a Prefeitura de Curitiba não publique o edital do metrô antes do término do atual mandato. O investimento em um novo modal de sistema de alta capacidade precisa ser melhor discutido pela sociedade”, afirmou o candidato do PDT.
Copa do Mundo – Gustavo Fruet destacou que a realização da Copa do Mundo em Curitiba pode trazer para a cidade muitos ganhos institucionais e turísticos, além de todos os investimentos recebidos por parte do governo federal. Ele afirmou que tentará rever o projeto da ponte estaiada na Avenida das Torres, para que não se gaste tantos recursos em sua construção e que parte dos investimentos possa ser utilizados em outras melhorias na via, como trincheiras e viadutos. Também lembrou que muitas obras para o evento estão atrasadas e que outras nem foram iniciadas.
 “Curitiba terá muito orgulho de receber a Copa do Mundo, mas é preciso que as ações para a realização do evento na cidade sejam feitas com muita clareza e transparência, definindo exatamente como será a execução e como se darão as contrapartidas no caso do uso de recursos públicos, como o potencial construtivo na reforma da Arena da Baixada”, confirmou Fruet.
Calçadas – Segundo o candidato do PDT, deve-se fazer estudos para se definir os melhores modelos de calçadas em Curitiba, para garantir acessibilidade e qualidade para os pedestres, como fator de mobilidade e segurança.
 “Vamos agir com justiça na questão das calçadas. Quem puder ajuda no investimentos, quem não puder receberá ajuda da prefeitura. Vamos fazer a pavimentação de mil quilômetros de novas calçadas e a recuperação de outros dois mil quilômetros”, garantiu.
Outros temas
 Gustavo Fruet também defendeu o cancelamento da atual licitação do lixo e apresentação de uma nova licitação que contemple a reciclagem dos resíduos sólidos, a utilização de resíduos para geração de energia e a destinação do mínimo possível de resíduos para os aterros sanitários. “Vamos triplicar o câmbio verde e valorizar o trabalho dos catadores de lixo, que receberão qualificação e capacitação, permitindo uma melhor inclusão social através da reciclagem”, assegurou.
Na cultura, o candidato da Coligação Curitiba Quer Mais garantiu a destinação de 1% do orçamento municipal para a área, abrindo espaço para as mais diversas manifestações, revendo a lei municipal de incentivo e realizando concurso para novos contratações na Fundação Cultural de Curitiba.
No esporte e no lazer, a gestão de Fruet vai investir na construção de uma arena multiuso, de um ginásio paradesportivo, na construção de quadras cobertas em todas as escolas municipais e na abertura de 15 novos parques na cidade.
No meio ambiente, serão recuperadas as bacias dos rios Barigui, Iguaçu, Atuba, Padilha e Belém. A prefeitura terá ação mais rápida na elaboração de projetos para aproveitar recursos de agências estrangeiras para a área. Fortalecer a Secretaria do Meio Ambiente com foco no saneamento ambiental e no fim das ligações clandestinas também são propostas da coligação Curitiba quer Mais.
Mirian Gonçalves e Rosane Ferreira acompanham Gustavo em debate.

Fonte: http://www.fruet.com.br/curitibaquermais/com-propostas-concretas-e-conhecimento-tecnico-gustavo-foi-o-destaque-no-debate-da-band/